segunda-feira, 19 de outubro de 2020

TIVIDADES PARA OS 8ºANOS PROFESSORA MARGÔ

 LEIA O TEXTO COM BASTANTE ATENÇÃO E REALIZE AS ATIVIDADES.


O MEU GURI - Chico Buarque - 1981  

Quando, seu moço, nasceu meu rebento 

Não era o momento dele rebentar  

Já foi nascendo com cara de fome  

E eu não tinha nem nome pra lhe dar  

Como fui levando não sei lhe explicar  

Fui assim levando, ele a me levar  

E na sua meninice ele um dia me disse  

Que chegava lá, olha aí, olha aí  

Olha aí, aí o meu guri, olha aí  

Olha aí, é o meu guri e ele chega 

Chega suado e veloz do batente

e traz sempre um presente pra me encabular  

Tanta corrente de ouro, seu moço  

Que haja pescoço pra enfiar  

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro  

Chave, caderneta, terço e patuá  

Um lenço e uma penca de documentos  

Pra finalmente eu me identificar, olha aí  

Olha aí, aí o meu guri, olha aí  

Olha aí, é o meu guri e ele chega  

Chega no morro com o carregamento  

Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador  

Rezo até ele chegar cá no alto  

Essa onda de assaltos tá um horror  

Eu consolo ele, ele me consola  

Boto ele no colo pra ele me ninar  

De repente acordo, olho pro lado  

E o danado já foi trabalhar, olha aí  

Olha aí, aí o meu guri, olha aí  

Olha aí, é o meu guri e ele chega  

Chega estampado, manchete, retrato  

Com venda nos olhos, legenda e as iniciais  

Eu não entendo essa gente, seu moço  

Fazendo alvoroço demais  

O guri no mato, acho que tá rindo 

Acho que tá lindo, de papo pro ar 

Desde o começo, eu não disse, seu moço?  

Ele me disse que chegava lá,

olha aí, olha aí Olha aí, ai o meu guri,

olha aí Olha aí, é o meu guri.  

  

  

ANEXO II - Atividades  

  

1 - Numere a coluna direita, relacionando palavras aos significados:  

 

a)rebento (verso1) ( ) acanhar, constranger.  

b) batente (11) ( ) faixa com que se cobre os olhos.  

c) encabular (12) ( ) trabalho, serviço.  

d) patuá (16) ( ) agitação, tumulto, confusão.  

e) venda (32) ( ) broto, filho.  

f) alvoroço (34) ( ) amuleto, escapulário.  

  

2- A canção de Chico Buarque é um lamento materno sobre um menino pobre. Como é a vida desse menino?  

 

3-A expressão “que chegava lá”, retirada do verso 8, mostra que o menino tinha:  

( ) otimismo  

( ) desconfiança  

( ) pessimismo  

( ) medo  

 

4- Leia os seguintes versos:  

“Como fui levando não sei lhe explicar Fui assim levando, ele a me levar”  

“Eu consolo ele, ele me consola Boto ele no colo pra ele me ninar”  

  

De acordo com eles, qual é a relação da mãe e do filho?  

  

5- Baseando-se nas informações oferecidas pela letra da música de Chico Buarque, explique com suas palavras:  

Em que condições se deram o nascimento do guri?  

Que tipo de atividade o menino encontrou para sustentar a família?  

  

6- A mãe orgulha-se do filho. Por quê?  

  

7- A mãe insiste em dizer que o filho venceu na vida, atingiu sucesso. Essa atitude mostra que ela é:

( ) ingênua ( ) sábia ( ) maliciosa 

 

8 - Qual você acha que foi o titulo da manchete no jornal?  

 

9 - Em sua opinião, o que seria preciso para que o destino da personagem do texto tivesse possibilidade de ser diferente?  

 

10- Produza uma notícia sobre os fatos narrados na música. Não se esqueça da estrutura e das características do gênero solicitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES DE PROJETODE VIDA 6º ANO A e 8º ANO D/ Ativ. 1 e 2– 4º Bimestre

  E. E. Jornalista Ruy Mesquita - Ativ. 1 e 2– 4º Bimestre Prof.ª MARGÔ Disciplina: Projeto de Vida Tema: Como eu escolho? Minhas pref...