terça-feira, 8 de setembro de 2020

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 8ºANO, A, B, C e D

 

MEUS OITO ANOS, DE CASIMIRO DE ABREU

 - Atividades referentes ao poema

 

 

 

Meus oito anos

 

 

                                               Oh ! que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais !

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais !

Como são belos os dias

Do despontar da existência !

– Respira a alma inocência

Como perfumes a flor;

O mar é – lago sereno,

O céu – um manto azulado,

O mundo – um sonho dourado,

A vida – um hino d’amor !

Que auroras, que sol, que vida,

Que noites de melodia

Naquela doce alegria,

Naquele ingênuo folgar !

O céu bordado d’estrelas,

A terra de aromas cheia,

As ondas beijando a areia

E a lua beijando o mar !

Oh ! dias de minha infância !

Oh ! meu céu de primavera !

Que doce a vida não era

Nessa risonha manhã !

Em vez de mágoas de agora,

Eu tinha nessas delícias

De minha mãe as carícias

E beijos de minha irmã !

Livre filho das montanhas,

Eu ia bem satisfeito,

De camisa aberta ao peito,

– Pés descalços, braços nus –

Correndo pelas campinas

À roda das cachoeiras,

Atrás das asas ligeiras

Das borboletas azuis !

Naqueles tempos ditosos

Ia colher as pitangas,

Trepava a tirar as mangas,

Brincava à beira do mar;

Rezava às Ave-Marias,

Achava o céu sempre lindo,

Adormecia sorrindo,

E despertava a cantar !

Oh ! que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais !

– Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais !

Casimiro de Abreu

 Obras de Casimiro de Abreu, edição crítica de Sousa da Silveira, Cia. Editora Nacional, São Paulo, 1940.

 

 

 

 

 

 

01.  O poema de Casimiro de Abreu reflete sobre a infância, vista no texto de maneira idealizada. De acordo com o eu-lírico:

A)   A infância sempre parecerá aos olhos do indivíduo como pura e perfeita, porém logo percebe-se de que tudo é idealização.

B)   Apenas a infância vivida no campo, no meio da natureza, pode ser considerada feliz e completa.

C)   As saudades que sentimos da infância revelam nosso grau de contentamento com essa 

fase da vida.

D)   O modo como vivemos na infância influenciará na maneira como iremos vivenciar nossa 

vida adulta.

E)   O presente revela-se triste e repleto de desilusões, contrastando com um passado feliz, cheio de realizações.

 

 

02.  A valorização da natureza é um traço marcante do Romantismo Brasileiro. Destaque do poema versos em que a natureza passa a refletir o estado de espírito do eu-lírico.

 

 

03.  As características do Romantismo encontradas no poema de Casimiro de Abreu são:


A)   A abordagem de temas ligados a questões sociais e a reflexão sobre problemas

 existenciais.

B)   A opção pela visão idealizada da vida e o culto à natureza.

C)   A preocupação social do eu-lírico e a visão idealizada do passado.

D)   A prevalência do lirismo amoroso e a preocupação com a temática nacionalista.

E)   O pessimismo exacerbado diante da vida e a idealização amorosa.

 

04.  O poeta utiliza-se dessa visão idealizada do passado como forma de escapismo, fugindo assim do momento presente, visto de maneira pessimista. Que versos do poema revelam esse presente pessimismo?

 

 

05.  Nos versos “Oh ! que saudades que eu tenho / Da aurora da minha vida,

 / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais !”, o eu-lírico expressa:


            A)   A alegria com a certeza de que esse passado feliz terá consequências no presente

B)   A angústia diante de um passado inegavelmente idealizado.

C)   O saudosismo sentido, confirmando que esse passado não irá refletir-se no presente.

D)   O sofrimento diante da oposição de um passado feliz e um futuro duvidoso.

E)   A tristeza com a certeza de que apenas foi feliz no passado.

 

 

06.  Prosopopeia, ou personificação, é uma figura de linguagem em que são atribuídas ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres

 não humanos.

http://www.dicionarioinformal.com.br

Considerando a definição apresentada, os versos do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu, em que podem ser encontrados a referida figura de linguagem é:

 

 A)   “As ondas beijando a areia,

      E a lua beijando o mar!”

 

  B)   “Eu ia bem satisfeito,

     Da camisa aberto o peito

      - pés descalços, braços nus –

 

C) “Naqueles tempos ditosos

     Ia colher as pitangas,

     Trapava a tirar mangas,

      Brincava à beira do mar.”

   

D)   “Oh! Dias da minha infância!

      Oh! Meu céu de primavera!”

 

E)   "O mar – é lago sereno,

    O céu – um manto azulado,

    O mundo – um sonho dourado,

    A vida – um hino d’amor.”

 O poema abaixo, de Manuel Bandeira, pertence ao livro Lira dos Cinquentanos:

 

VELHA CHÁCARA

 

A casa era por aqui...

Onde? Procuro-a e não acho.

Ouço uma voz que esqueci:

É a voz deste mesmo riacho.

 

Ah quanto tempo passou!

(Foram mais de cinqüenta anos)

Tantos que a morte levou!

(E a vida... nos desenganos...)

 

A usura fez tábua rasa

Da velha chácara triste:

Não existe mais a casa...

 

— Mas o menino ainda existe.

© MANUEL BANDEIRA

In Lira dos cinquent’anos, 1940

 

07.  Assinale a opção que indica o que há de comum entre o poema de Casimiro de Abreu 

e o poema de Manuel Bandeira em relação ao assunto:

 

A)   A certeza de que o passado tende a ser esquecido com o passar dos anos.

 

B)   A infância vivida no campo é preferível àquela vivida nos grandes centros.

 

C)   A noção de que a vida nos traz desilusões.

 

D)   O eu-lírico do passado já não é mais o mesmo do tempo atual.

 

E)   Não apenas a morte nos tira lembranças, pois a vida, com seus desenganos, também faz esse trabalho.

 

08.  O poema de Manuel Bandeira manifesta que algumas lembranças já não existem mais. Entretanto, apesar dos cinquenta anos que se passaram, nem tudo foi apagado. Indique a passagem do texto que corrobora com essa afirmação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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